No penúltimo episódio de Orange is the
new Black, depois de um protesto pacifico, a Poussey morreu. Umas das
personagens mais queridas, fofas e divertidas da série. Eu chorei, minhas
amigas choraram e até ontem eu não entendia essa morte e muito menos queria
aceitar. Afinal, quem gosta de quando o seu favorito morre? Ninguém. Eu só
conseguia ver a morte dela como A morte. Sem sequer tentar notar o motivo por
trás disso.
Mas o que ninguém percebeu é que a
morte da Poussey foi ótima e necessária para todos na ficção e também na vida
real (alô, telespectadores). Primeiro para dar um 'up' em Orange e mostrar que
Litchfield pode ser perigosa (e obviamente a quinta temporada vai ser pior), se
render ao dinheiro e ser um lugar dominado por homens brancos e também pelo
poder. Assim como qualquer outro lugar na Terra.
Poussey morreu pra reviver o drama da
série, expor um problema real das penitenciarias femininas do mundo todo e nos
deixar com uma dúvida: O pai dela, que é militar, vai aparecer? E vai tentar mostrar
para o mundo que a sua filha NÃO era só uma presidiária negra e lésbica? E finalmente
uma última pergunta: Ele vai botar Caputo e todos os outros (guardas e
diretores) em seu devido lugar, mostrando como a segurança e a direção do presídio
se tornaram explicitamente falhas?
Poussey morreu e isso foi ótimo porque
só assim, podemos ter a certeza de que o monstro que Caputo e os guardas do
presídio, serão revelados e de que Orange terá muito mais drama do que antes.
